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Recuperações Judiciais – Como Funcionam as Habilidades de Crédito

Um aumento exponencial de pedidos de recuperação judicial por empresas/empresários em situação de pré-insolvência deve-se aos mais variados motivos: carga tributária penosa, desorganização empresarial, incapacidade de gestão e até casos de fraudes e evasões de divisas.

Cada caso empresarial deve ser analisado singularmente para identificar os problemas com precisão e buscar uma solução ética, moral e honrosa.

Para isso, existem advogados, contadores e administradores, respeitando-se os limites de atuação de cada profissional.

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Edson Stolf

Advogado responsável pelas Áreas de Direito Empresarial, Direito Civil, Direito Tributário e Ambiental, possui mais de 14 anos de experiência como advogado.

Guia do Conteúdo

Por que realizar a due diligence?

A Situação do Judiciário no Brasil

No Brasil, atualmente, as pessoas sofrem inúmeras lesões de direitos e recorrem ao Judiciário, já abarrotado de ações judiciais, levando anos e muitas vezes sem obter o benefício pecuniário esperado. Os cidadãos esperam receber a tão sonhada indenização e, posteriormente, frustram-se com situações jurídicas não compreendidas.

Isso muitas vezes culmina na descrença popular no Poder Judiciário e seus operadores, englobando advogados, promotores, procuradores e magistrados. Todos que envolvem o meio jurídico acabam sofrendo com a descrença popular na justiça.

O Processo de Recuperação Judicial e as Habilitações de Crédito

No caso do processo de Recuperação Judicial, os credores da empresa recuperanda têm seus direitos garantidos pelo legislador, mas muitas vezes frustrados pelas normas protetivas ao empresário, que suspende o processo do credor e submete os credores a propostas ultrajantes.

O processo de recuperação judicial regulamentado pelas leis 11.101/05 e 14.112/20 suspende o curso dos processos executórios por 180 dias, prorrogáveis. Durante esse período, os créditos são deliberados no plano de recuperação judicial, com propostas de pagamento divididas por classes, muitas vezes com deságio superior a 50%, longos prazos de carência e parcelamento.

A Importância do Administrador Judicial

Para remediar e coibir práticas abusivas, o Administrador Judicial tem um papel crucial, atuando como auxiliar do Juízo e do Ministério Público. Ele é responsável pela elaboração do Quadro Geral de Credores e pela verificação dos créditos, com base nas informações fornecidas pelo devedor.

Com a publicação do edital previsto no artigo 52, §1º, da Lei vigente, inicia-se o prazo de 15 dias para o credor, na pessoa de seu advogado, apresentar diretamente ao administrador judicial suas habilitações/divergências do crédito declarado. Este profissional, nomeado pelo Juízo, deve efetuar a análise prévia dos créditos e disponibilizar a documentação contábil fornecida pela devedora.

Procedimento de Habilitação e Impugnação de Créditos

As habilitações e impugnações de créditos são processos incidentais, acessórios ao principal da Recuperação Judicial, mas de discussão apartada. Esse procedimento visa evitar tumulto processual no processo principal, que está direcionado para questões de maior relevância, como o soerguimento ou falência da empresa.

A primeira opção viável é obedecer ao regramento das funções do Administrador Judicial. Este atua deliberando eventual habilitação ou impugnação para inclusão no quadro geral de credores, publicando novo edital previsto no §2º do artigo 7º, alterando a relação de créditos.

Após essa etapa, abre-se o prazo para ajuizar o processo incidental de habilitação e/ou impugnação de crédito, nos termos do artigo 13º a 15º, todos da Lei de falências.

Considerações Finais

O procedimento judicial de habilitação e impugnação de crédito são medidas de último recurso ‘ultima ratio’. Caso não seja realizado, o crédito será considerado extraconcursal fora do concurso de credores.

Recomendamos sempre buscar advogados com domínio no assunto e que sejam de sua confiança para viabilizar a melhor alternativa judicial. Economizar com o advogado pode causar um prejuízo inimaginável e a perda de todo o valor investido.

Contate a equipe do escritório Humberto Pradi Advogados para aconselhamento adequado sobre seu caso.

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Mas estamos aqui para desmistificar este rótulo, pois somos simplificadores e facilitadores de conflitos, buscando sempre interceder, inicialmente, em busca de um bom acordo para ambas as partes. Somos defensores de uma advocacia prática, direta e objetiva.


Vaga: Secretária

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

Profissional para atuar na área de Direito Bancário, tratando dos aspectos relacionados às relações entre as Instituições Financeiras e seus clientes, tanto no que tange a ações ativas de renegociações de dívidas, quanto as passivas contrárias aos bancos.

Responsabilidades:

Confecção de peças jurídicas, sobretudo petições iniciais e intermediárias, bem como todas as demais necessárias em demandas de cobrança, execução, monitória e buscas e apreensões;

Protocolo em todos os tribunais e plataformas;

Manejo de sistemas e software de gestão, assim como os sistemas dos tribunais;

Sinergia e sintonia com demais profissionais da área, visando a otimização das rotinas.

Requisitos:

Bacharel em Direito ou Advogado (não é mandatório ser inscrito na OAB);

Experiência anterior comprovada na elaboração de peças jurídicas;

Forte familiaridade com o Pacote Office, principalmente Excel;

Conhecimento em processo eletrônico das plataformas: Projudi, E-Proc, E-saj, PJe, Tribunais Superiores.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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Mas estamos aqui para desmistificar este rótulo, pois somos simplificadores e facilitadores de conflitos, buscando sempre interceder, inicialmente, em busca de um bom acordo para ambas as partes. Somos defensores de uma advocacia prática, direta e objetiva.


Vaga: Analista de Tecnologia

Este profissional terá 2 responsabilidades distintas:

1 – Gestão do Banco de Dados, e

2 – Gestão das Mídias Sociais

Descrição da Vaga:

É com sua cordialidade e a competência do seu trabalho que os demais profissionais do escritório poderão se concentrar em suas responsabilidades técnicas, sem se preocupar com outras tarefas.

O objetivo é contribuir para a eficiência dos negócios em geral, garantindo que todas as tarefas administrativas atribuídas sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente.

Responsabilidades:

Gestão da qualidade do banco de dados das operações do escritório (processos judiciais);

Cuidará da assertividade dos KPIs estabelecidos, através do Business Inteligence vinculado ao Sistema de Gestão;

Identificar e solucionar desvios e divergências;

Suporte e alinhamento pleno junto ao Gestor do escritório;

Acompanhamento das métricas e indicadores de desempenho das Mídias Sociais;

Desenvolvimento e apresentação de relatórios de desempenho;

Administração, retenção e distribuição interna das demandas geradas pelas mesmas;

Sinergia e sintonia com demais profissionais do escritório, visando a otimização das rotinas e a alavancagem dos negócios.

Requisitos:

Formação na área e experiência anterior serão valiosos diferenciais;

Perfil analítico e visão estratégico do negócio;

Estar sempre em busca de informações e novidades;

Formação na área e experiência anterior serão valiosos diferenciais.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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Vaga: Controladoria Jurídica

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

Profissional responsável por orientar, acompanhar e supervisionar prazos processuais e indicadores de desempenho do escritório.

Responsabilidades:

Leitura e filtro de publicações via sistema que aglutina os Sistemas dos Tribunais;

Contagem de prazos, em especial cíveis e juizados especial e trabalhista, auxiliado pelos softwares de gestão;

Agendamento dos prazos e cumprimento de agenda processual e administrativa;

Contato direto com os colaboradores, prestadores de serviço do escritório e suas necessidades;

Acompanhar o cumprimento da agenda do setor e alertar sobre prazos fatais e agendas atrasadas;

Desenvolvimento de fluxos e rotinas junto ao Gestor do escritório;

Responsável pela confiabilidade do Banco de Dados do software de gestão do escritório, com o apoio de profissional especializado.

Requisitos:

Bacharel em Direito ou Advogado (não é mandatório ser inscrito na OAB);

Experiência ou noções das rotinas do setor de Controladoria Jurídica;

Forte familiaridade com o Pacote Office, principalmente Excel;

Conhecimento em processo eletrônico das plataformas: Projudi, E-Proc, E-Saj, PJE, Tribunais Superiores.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

5 dicas de como reduzir os impostos de uma empresa

5 dicas de como reduzir os impostos de uma empresa

Aprender como reduzir os impostos de uma empresa é um dos desejos de quase todos os empreendedores.  Afinal, as taxas tributárias podem pesar no fluxo de caixa, aumentando as despesas variáveis da…

Mas estamos aqui para desmistificar este rótulo, pois somos simplificadores e facilitadores de conflitos, buscando sempre interceder, inicialmente, em busca de um bom acordo para ambas as partes. Somos defensores de uma advocacia prática, direta e objetiva.


Vaga: Secretária

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

É com sua cordialidade e a competência do seu trabalho que os demais profissionais do escritório poderão se concentrar em suas responsabilidades técnicas, sem se preocupar com outras tarefas.

O objetivo é contribuir para a eficiência dos negócios em geral, garantindo que todas as tarefas administrativas atribuídas sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente.

Responsabilidades:

Atendimento a clientes externos e internos ao escritório;

Recepcionar pessoas, fornecer informações, atender chamadas telefônicas, anotar e transmitir recados;

Atendimento a todos de forma especial, com cordialidade e simpatia;

Atender a pedidos e solicitações administrativas internas de forma rápida e ágil;

Controle e boa guarda de documentos;

Requisitos:

Experiência anterior como Secretária ou função administrativa semelhante;

Fortes habilidades organizacional e de comunicação

Integridade e confidencialidade

Proficiência com o Pacote Office, especialmente Word e Excel, bem como Sistemas de Gestão de Negócios;

Será diferencial diploma em secretariado, administração de empresas ou áreas afins.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

5 dicas de como reduzir os impostos de uma empresa

5 dicas de como reduzir os impostos de uma empresa

Aprender como reduzir os impostos de uma empresa é um dos desejos de quase todos os empreendedores.  Afinal, as taxas tributárias podem pesar no fluxo de caixa, aumentando as despesas variáveis da…

Mas estamos aqui para desmistificar este rótulo, pois somos simplificadores e facilitadores de conflitos, buscando sempre interceder, inicialmente, em busca de um bom acordo para ambas as partes. Somos defensores de uma advocacia prática, direta e objetiva.