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Divórcio online: Alternativa prática e fácil

O divórcio online surge como uma alternativa prática e fácil, ideal para diversos cônjuges que querem dar entrada nesse pedido de separação. Neste aspecto, é uma tendência crescente em 2024 que ocorre por meio do e-Notariado.

Porém, esse tipo de ação ainda não é conhecido entre o público, principalmente por algumas dificuldades em esclarecer pontos básicos sobre o assunto. Mesmo com acesso fácil a informação, entender aquilo que estão dizendo aqui na rede é o que mais importa.

Diante desse cenário, separei neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o divórcio digital. Principalmente por entender que este costuma ser um assunto delicado.

Guia do Conteúdo

O que é o divórcio online?

Cabe destacar que o divórcio é uma medida legal de rompimento entre dois cônjuges, para findar o vínculo matrimonial. Como resultado, é indispensável que esse “contrato” seja desfeito quando a relação acabar para evitar problemas futuros.

Primeiramente, o divórcio online ou divórcio virtual é uma solicitação realizada em cartório, no e-Notariado, solicitando um certificado de rompimento daquela relação conjugal.

Na prática, o casal realiza esse pedido online, sendo necessário o agendamento de uma videoconferência.

Vale dizer que essa função surgiu no primeiro ano de pandemia, com as restrições do Covid-19 que impulsionaram uma série de sérvios digitais. Porém, muitos brasileiros não souberam desse serviço.

Aqui, vale dizer que o segundo ano de pandemia teve mais de 80 mil divórcios extrajudiciais, fora aqueles que correram na esfera judicial. Você deve ter notado que diversos serviços passaram a funcionar online.

Dessa forma, milhares de brasileiros precisavam acessar diversos serviços, mas não tinham a opção de ir até o local, devido ao isolamento e distanciamento social.

Logo, os serviços começaram a ser disponibilizados online, facilitando a resolução e evitando as enormes filas dentro das unidades. Essa mesma regra vale para diversos serviços, como Detran e INSS.

Vantagens do divórcio pela internet

Se você já procurou um advogado online, é provável que tenha descoberto essa opção de divórcio virtual. Afinal, não é uma notícia que circulou entre as principais redes de forma clara.

Acontece que, com essa modalidade, o público começou a perceber as vantagens do divórcio pela internet. Inclusive, o primeiro aconteceu em 2020, em Sobradinho/DF.

Portanto, o principal ponto de destaque é que você não precisa encontrar com a outra parte.

Em resumo, grande parte dos casais que optam pelo divórcio, não querem mais se encontrar, seja por desentendimentos, traumas e mais. Logo, é uma maneira de evitar que mais desentendimentos aconteçam.

Seguindo essa perspectiva, evita novas brigas, garante um divórcio mais rápido e traz uma resolução mais efetiva e saudável para ambos.

Aqui, cabe um cenário clássico: muitos casais escolhem o divórcio, mas não conseguem conversar sem brigar. Neste caso, ficarem no mesmo ambiente é sempre um problema. Ou seja, manter essa “distância” é indispensável.

Simultaneamente, uma das vantagens do divórcio pela internet é facilitar a vida dos casais que não estão no mesmo local. Da mesma maneira, é uma opção mais rápida e barata.

Por exemplo, aqueles que viajam a trabalho, tem horários distintos e não conseguem agendar para irem até o cartório.

Regras

Aqui no escritório de advocacia, uma questão que surgem com todos os serviços, digitais ou não, são as condições, ou seja, as regras que serão seguidas. O divórcio extrajudicial, realizado em cartório, acontece desde 2007 e facilitou a vida de diversos casais. Já com a versão do divórcio digital, você ganha mais rapidez e facilidade. Porém, surgem algumas condições que o casal deve cumprir para não recorrer à burocracia judicial, com audiências e recursos. Então, as condições para divórcio online são as mesmas do extrajudicial, sendo que as regras são: Pelo menos 1 advogado deve participar do processo, podendo representar as duas partes; O advogado online irá redigir o acordo do casal; A videoconferência contará com o profissional, casal e responsável do cartório; O casal deve estar em consenso: tudo deve ter sido discutido e definido, sem restar divergências. Cabe destacar que esse tipo de divórcio não poderá ser realizado se o casal tiver filhos ou dependentes (menores ou não). Neste caso, o Ministério Público faz a defesa dos interesses dos menores/incapazes. A mesma regra vale para mulheres grávidas, considerando que o nascituro deve ter seus direitos preservados. Em alguns estados brasileiros, já é possível definir a questão da guarda (judicialmente) e realizar o divórcio extrajudicialmente. Em resumo, é indispensável que o casal converse com um advogado e resolva as pendências. Seja um profissional para ambos ou cada qual com o seu. Importante: não são todos os cartórios que realizam esse tipo de divórcio. É obrigatório que um dos cônjuges resida ou tenha bens naquele em específico da videoconferência.

Como o pedido de divórcio online é feito?

Como advogado, uma dica importante que dou aos meus clientes é que: antes de iniciar esse processo, a recomendação é realizar todo o acordo entre o casal.

Em resumo, você e a outra parte concluem questões em aberto a partir do regime de bens e outros pontos. Muitas vezes, é neste ponto que os casais começam a ter discussões.

O advogado media essa divisão, observando haver acordos anteriores, o interesse principal de cada uma das partes, bem como evita que o casal precise ficar discutindo até os mínimos detalhes.

Então, os passos que vocês seguirão são:

    • Cada cônjuge deve acessar o e-Notariado;
    • Solicitar um “Certificado Digital” (é gratuito);
    • Preencher todos os dados;
    • O casal entra em contato via telefone com o Cartório, solicitando uma videoconferência (o casal deve fazer isso na mesma unidade).


Em relação aos documentos necessários, tenha o seu RG e CPF – original e cópia, certidão de casamento, regime de bens, bem como registro de profissão, comprovante de endereço e certidão de óbito (se for viúvo).

Lembre-se que se for em outro cartório, não aquele no qual a certidão e casamento for expedida é preciso ter firma reconhecida – validade de 90 dias.

Finalizando o divórcio digital

No dia da videoconferência, cada uma das partes deve estar com seu certificado digital e declara seu desejo ali. Neste momento, o acordo do casal deverá estar redigido pelo advogado.

Você e seu conjuge receberão um link via e-mail para acessar a videoconferência. Essa reunião é realizada individualmente ou juntos. Há opções de assinaturas digitais ou presencial.

Conclusão

Por fim, uma dica interessante para os casais é procurar um advogado online ou um escritório de advocacia para buscar um acordo, isso se ambos querem findar essa relação.

Caso uma das partes não queira assinar o documento, é necessário solicitar tal ação judicialmente. Isso por ser considerado como um direito de cada parte.

Assim, é interessante que um profissional faça a intermediação, estabelecendo como as coisas serão, divisão de bens e outras questões pendentes.

Esse passo irá auxiliar para este processo ser mais rápido e com o mínimo de estresse. Portanto, se você quer dar este passo, converse com a outra parte e procure um profissional.

Enfim, agora que você conhece o divórcio digital, converse com um profissional especializado em Direito da Família e torne esse rompimento mais tranquilo.

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Mas estamos aqui para desmistificar este rótulo, pois somos simplificadores e facilitadores de conflitos, buscando sempre interceder, inicialmente, em busca de um bom acordo para ambas as partes. Somos defensores de uma advocacia prática, direta e objetiva.


Vaga: Secretária

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

Profissional para atuar na área de Direito Bancário, tratando dos aspectos relacionados às relações entre as Instituições Financeiras e seus clientes, tanto no que tange a ações ativas de renegociações de dívidas, quanto as passivas contrárias aos bancos.

Responsabilidades:

Confecção de peças jurídicas, sobretudo petições iniciais e intermediárias, bem como todas as demais necessárias em demandas de cobrança, execução, monitória e buscas e apreensões;

Protocolo em todos os tribunais e plataformas;

Manejo de sistemas e software de gestão, assim como os sistemas dos tribunais;

Sinergia e sintonia com demais profissionais da área, visando a otimização das rotinas.

Requisitos:

Bacharel em Direito ou Advogado (não é mandatório ser inscrito na OAB);

Experiência anterior comprovada na elaboração de peças jurídicas;

Forte familiaridade com o Pacote Office, principalmente Excel;

Conhecimento em processo eletrônico das plataformas: Projudi, E-Proc, E-saj, PJe, Tribunais Superiores.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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Vaga: Analista de Tecnologia

Este profissional terá 2 responsabilidades distintas:

1 – Gestão do Banco de Dados, e

2 – Gestão das Mídias Sociais

Descrição da Vaga:

É com sua cordialidade e a competência do seu trabalho que os demais profissionais do escritório poderão se concentrar em suas responsabilidades técnicas, sem se preocupar com outras tarefas.

O objetivo é contribuir para a eficiência dos negócios em geral, garantindo que todas as tarefas administrativas atribuídas sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente.

Responsabilidades:

Gestão da qualidade do banco de dados das operações do escritório (processos judiciais);

Cuidará da assertividade dos KPIs estabelecidos, através do Business Inteligence vinculado ao Sistema de Gestão;

Identificar e solucionar desvios e divergências;

Suporte e alinhamento pleno junto ao Gestor do escritório;

Acompanhamento das métricas e indicadores de desempenho das Mídias Sociais;

Desenvolvimento e apresentação de relatórios de desempenho;

Administração, retenção e distribuição interna das demandas geradas pelas mesmas;

Sinergia e sintonia com demais profissionais do escritório, visando a otimização das rotinas e a alavancagem dos negócios.

Requisitos:

Formação na área e experiência anterior serão valiosos diferenciais;

Perfil analítico e visão estratégico do negócio;

Estar sempre em busca de informações e novidades;

Formação na área e experiência anterior serão valiosos diferenciais.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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Vaga: Controladoria Jurídica

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

Profissional responsável por orientar, acompanhar e supervisionar prazos processuais e indicadores de desempenho do escritório.

Responsabilidades:

Leitura e filtro de publicações via sistema que aglutina os Sistemas dos Tribunais;

Contagem de prazos, em especial cíveis e juizados especial e trabalhista, auxiliado pelos softwares de gestão;

Agendamento dos prazos e cumprimento de agenda processual e administrativa;

Contato direto com os colaboradores, prestadores de serviço do escritório e suas necessidades;

Acompanhar o cumprimento da agenda do setor e alertar sobre prazos fatais e agendas atrasadas;

Desenvolvimento de fluxos e rotinas junto ao Gestor do escritório;

Responsável pela confiabilidade do Banco de Dados do software de gestão do escritório, com o apoio de profissional especializado.

Requisitos:

Bacharel em Direito ou Advogado (não é mandatório ser inscrito na OAB);

Experiência ou noções das rotinas do setor de Controladoria Jurídica;

Forte familiaridade com o Pacote Office, principalmente Excel;

Conhecimento em processo eletrônico das plataformas: Projudi, E-Proc, E-Saj, PJE, Tribunais Superiores.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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Vaga: Secretária

Escritório de Advocacia, diversificado no Direito Empresarial e das Pessoas Físicas, possui 47 anos de história e atua em mais de 50 cidades nos Estados da Região Sul do Brasil.

Apresenta crescimento constante, sustentável e expressivo!

Descrição da Vaga:

É com sua cordialidade e a competência do seu trabalho que os demais profissionais do escritório poderão se concentrar em suas responsabilidades técnicas, sem se preocupar com outras tarefas.

O objetivo é contribuir para a eficiência dos negócios em geral, garantindo que todas as tarefas administrativas atribuídas sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente.

Responsabilidades:

Atendimento a clientes externos e internos ao escritório;

Recepcionar pessoas, fornecer informações, atender chamadas telefônicas, anotar e transmitir recados;

Atendimento a todos de forma especial, com cordialidade e simpatia;

Atender a pedidos e solicitações administrativas internas de forma rápida e ágil;

Controle e boa guarda de documentos;

Requisitos:

Experiência anterior como Secretária ou função administrativa semelhante;

Fortes habilidades organizacional e de comunicação

Integridade e confidencialidade

Proficiência com o Pacote Office, especialmente Word e Excel, bem como Sistemas de Gestão de Negócios;

Será diferencial diploma em secretariado, administração de empresas ou áreas afins.

Para enviar seu currículo

Encaminhe para o email: contato@pradiadvogados.com.br

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